Histórico

No século passado, por volta da década de 20, uma parte da região central do Rio de Janeiro, nas imediações da Praça Floriano Peixoto, englobando a Av. Rio Branco, Rua Senador Dantas, Rua do Passeio até a Praça Mahatma Gandhi, passou a ser conhecida popularmente por Cinelândia. Isto se deu em razão da concentração de várias salas de cinemas, incluindo as novas salas em estilo americano, ou seja, as pequenas salas foram gradualmente substituídas por salas maiores e luxuosas, que se tornaram o principal entretenimento da elite carioca durante décadas.

Com a vinda das companhias americanas de cinema, surgiram Cinemas que se tornaram ícones, tais como: São Luiz, Palácio, Metro-Passeio, Metro-Copacabana, Metro-Tijuca, Cine Vitória, Rian, entre outras já existentes: Capitólio, Glória, Odeon e Pathé Palácio. Em 1935, juntando-se aos grandes palácios cinematográficos, como eram chamadas as novas salas, surge o Cine Teatro Plaza, que tinha exclusividade de exibição das produções RKO.

"as pequenas salas foram gradualmente substituídas por maiores e luxuosas, que se tornaram o principal entretenimento da elite carioca durante décadas."